DIALOGIA ENTRE A PEDAGOGIA E TEOLOGIA DA ESPERANÇA NA FORMAÇÃO DOCENTE SOB UMA PERSPECTIVA TRILÓGICA

  • Prof. Dr. Bruno Pontes da Costa UNIQ
Palavras-chave: Teologia, Trilogia, Pedagogia da esperança, Formação de professores, Teologia da esperança

Resumo

O presente estudo se constitui numa proposta de contribuição da Esperança no processo
de formação docente a partir da pedagogia e da teologia, culminando na psicanálise. A
esperança teológica e antropológica como eixo temático nas obras de pensadores
relevantes do século XX, Paulo Freire e Jürgen Moltmann, se constitui em fundamental
caminho para ressignificar e revitalizar a reflexão no seio da formação docente face à
crise atual a qual o conhecimento humano se encontra. Assim, este texto se apresenta
como o lançamento de alguns pilares dialógicos para a construção de uma ponte entre
a teologia e a pedagogia da Esperança para contribuição na formação de professores a
partir da trilogia analítica, para que estes recuperem todo o significado ou uma
ressignificação da prática da docência proposta pelo método trilógico de Noberto Keppe.

Publicado
2020-05-30
Seção
Artigos